Um recém-chegado pergunta
As dúvidas que tínhamos quando chegámos a Alcoólicos Anónimos

01
01
Se você repetidamente bebe mais do que pretende ou quer, se arranja problemas ou se tem lapsos de memória quando bebe, você pode ser um alcoólico. Só você pode decidir. Ninguém, em AA, lhe vai responder se é ou se não é.
02
02
Procure ajuda – Alcoólicos Anónimos pode ajudar.
03
03
AA é uma Comunidade de homens e mulheres que perderam a capacidade de controlar a sua maneira de beber e que, devido a isso, se encontraram envolvidos em toda a espécie de problemas. Tentamos, a maior parte de nós, com um razoável êxito, criar uma maneira satisfatória de viver sem álcool. Para isso, precisamos da ajuda e apoio de outros alcoólicos em AA.
04
04
Não. AA não tem ficheiros dos seus membros, nem faz um registo de presenças. Não precisa de divulgar nada a seu respeito. Ninguém o vai incomodar, se você não quiser voltar.
05
05
Elas estarão lá pela mesma razão que você. Elas não vão revelar a sua identidade a pessoas de fora. Em AA tem-se o anonimato que se quiser. Esta é uma das razões por que nos chamamos Alcoólicos Anónimos.
06
06
Uma reunião de AA pode ser conduzida de várias maneiras mas, em qualquer reunião, vai encontrar alcoólicos a falar sobre a influência que o álcool teve nas suas vidas e personalidades, o que fizeram para lidar com isso e como vivem atualmente.
07
07
Nós, em AA, sabemos bem o que significa sermos dependentes do álcool e incapazes de cumprir as promessas que fizemos aos outros e a nós próprios de que iríamos parar de beber. Não somos terapeutas profissionais; a única qualificação que temos para ajudar os outros a se recuperarem do alcoolismo é a nossa própria recuperação. Bebedores-problema que nos procuram sabem que a recuperação é possível porque veem exemplos de pessoas recuperadas.
08
08
Nós, em AA, acreditamos que não existe tal coisa como a cura para o alcoolismo. Não podemos nunca voltar a beber normalmente e a nossa capacidade para nos mantermos afastados do álcool depende da manutenção da nossa saúde física, mental e espiritual. Podemos conseguir isto, indo regularmente às reuniões e pondo em prática o que aí aprendemos. Além disso, achamos que é bom para a nossa sobriedade ajudar outros alcoólicos.
09
09
Você será um membro de AA, se e quando quiser. O único requisito para ser membro de AA é a vontade de parar de beber e muitos de nós não estávamos totalmente convencidos disso quando fomos pela primeira vez a AA.
10
10
Não há quotas nem mensalidades para se ser membro de AA. Haverá uma coleta durante a reunião para cobrir despesas correntes, tais como a renda, o telefone, o café, etc., e cada membro contribuirá com o que muito bem entender.
11
11
Não, nem está ligada a nenhuma organização religiosa.
12
12
A maioria dos membros de AA considera que encontrou a solução para o seu problema de bebida não através da sua força de vontade pessoal, mas sim através de uma força superior a si próprio. Contudo, cada um interpreta essa força ou esse poder superior como entende. Muitas pessoas chamam-lhe Deus, outros acreditam na força do grupo de AA e ainda outros recusam-se a acreditar nisso de todo. Em AA há espaço e lugar para quem quer que seja com qualquer tipo de crença ou não.
13
13
Os familiares e amigos são bem-vindos às “reuniões abertas” de AA. Fale sobre isso no seu grupo.
14
14
De acordo com a nossa experiência, aqueles que se recuperam em AA são os que: 1. Se mantêm afastados do primeiro copo; 2. Vão regularmente às reuniões de AA; 3. Procuram, em AA, aqueles que têm algum tempo de sobriedade; 4. Tentam pôr em prática o programa de recuperação de AA; 5. Obtêm e estudam o livro Alcoólicos Anónimos.
15
15
217 162 969 ou email: info@aaportugal.org É mantida a confidencialidade de todos os contactos.
