SERÁ QUE AA É PARA SI?
A página convida quem está a ponderar participar nos Alcoólicos Anónimos a refletir honestamente sobre a sua relação com o álcool, através de perguntas que identificam comportamentos indicativos de alcoolismo.
Se responder “sim” a quatro ou mais dessas perguntas, é provável que haja um problema sério com o álcool, e AA oferece apoio para viver sem beber “um dia de cada vez”, mantendo o anonimato e confidencialidade.
Só você pode decidir se vale a pena experimentar AA – se acha que AA o pode ajudar. Nós, que estamos em AA, viemos porque finalmente desistimos de tentar controlar a bebida. Detestávamos ainda admitir que nunca poderíamos beber com segurança. Então soubemos, por membros de AA, que estávamos doentes (foi o que pensámos durante anos!). Descobrimos que muitas outras pessoas tinham os mesmos sentimentos de culpa, solidão e desespero que nós tínhamos. Descobrimos que tínhamos esses sentimentos porque estávamos doentes de alcoolismo.
Decidimos tentar ver de frente o que o alcoolismo nos tinha feito. Eis algumas perguntas a que procurámos responder honestamente. Se respondemos SIM a quatro ou mais perguntas, é porque temos um grave problema com a bebida. Experimente responder. Lembre-se de que não é nenhuma vergonha encarar o facto de que tem um problema.
- Alguma vez tentou parar de beber por uma semana ou mais, mas só conseguiu por alguns dias? A maior parte de nós em AA fez todo o género de promessas a nós próprios e às nossas famílias. Não as conseguimos cumprir. Então chegámos a AA e disseram-nos: “Tente não beber só por hoje”. (Se não beber hoje, hoje não se poderá embebedar).
- Acha que as pessoas se deviam meter na sua própria vida no que diz respeito à sua maneira de beber – deviam deixar de dizer o que você tem de fazer? Em AA não dizemos a ninguém para fazer o que quer que seja. Só falamos sobre a nossa própria maneira de beber, o problema que arranjámos com isso e como conseguimos parar. Prontificamo-nos a ajudá-lo, se você quiser.
- Alguma vez tentou mudar de um tipo de bebida para outro na esperança de que isso o impedisse de se embebedar? Tentámos todas as maneiras. Preparámos bebidas fracas. Ou só bebemos cerveja. Ou não bebíamos coktails. Ou só bebíamos ao fim de semana. Fosse o que fosse, tentámos tudo. Mas, se bebêssemos o que quer que fosse com álcool, geralmente acabávamos bêbedos.
- Alguma vez bebeu de manhã durante o último ano? Alguma vez bebeu de manhã para começar o seu dia ou para parar de tremer? Isto é um sinal bem evidente e que não bebe “socialmente”.
- Sente inveja das pessoas que conseguem beber sem arranjarem problemas? Por vezes, a maior parte de nós pensou por que é que não éramos como a maioria das pessoas que pode simplesmente “pegar e largar”?
- Tem tido problemas relacionados com a bebida durante o último ano? Seja sincero! Os médicos dizem que, se tem um problema com a bebida e continua a beber, só pode piorar. Nunca melhorar. Por fim, ou morre ou acaba numa instituição para o resto da sua vida. A única esperança é parar de beber.
- A sua maneira de beber causou problemas em casa? Antes de virmos para AA, a maior parte de nós dizia que eram as pessoas ou os problemas em casa que nos faziam beber. Não conseguíamos ver que a nossa maneira de beber apenas tornava tudo pior. Nunca resolveu problemas onde quer que fosse.
- Alguma vez tentou arranjar “mais” bebidas em festas porque não lhe davam o suficiente? A maior parte de nós costumava tomar “umas tantas” antes de sairmos, se achávamos que ia ser “esse género” de festa. E se essas bebidas não fossem servidas tão depressa como queríamos, procurávamos arranjá-las noutro lado.
- Alguma vez se convenceu de que conseguia parar de beber quando quisesse, apesar de continuar a embebedar-se sem querer? Muitos de nós iludimo-nos ao pensar que bebíamos porque queríamos. Depois de chegarmos a AA, descobrimos que, uma vez que começávamos a beber, não conseguíamos parar.
- Alguma vez faltou ao trabalho por causa da bebida? Muitos de nós admitimos agora que, quando pedíamos frequentemente “baixa por doença”, a verdade é que estávamos com uma ressaca ou com uma bebedeira.
- Tem“apagamentos”?Um “apagamento” corresponde a horas ou dias em que bebíamos, dos quais não nos lembramos. Quando chegámos a AA, verificámos que isto era um sinal evidente de uma maneira de beber alcoólica.
- Alguma vez sentiu que a sua vida seria melhor se não bebesse?Muitos de nós começámos a beber porque a bebida tornava a nossa vida aparentemente melhor, pelo menos por uns tempos. Na altura em que chegámos a AA, sentíamo-nos encurralados. Bebíamos para viver e vivíamos para beber. Estávamos doentes e fartos de estar fartos e doentes.
Qual é a sua pontuação?
Respondeu sim quatro vezes ou mais? Se assim foi, provavelmente, tem um problema com álcool. Porque é que nós dizemos isso? Porque milhares de pessoas em AA o disseram durante muitos anos. Descobriram a verdade sobre si mesmas da maneira mais dura. Prontificamo-nos a mostrar-lhe como nós próprios parámos de beber.
Mas de novo, só você pode decidir se acha que AA é para si. Tente manter o espírito aberto nesta questão. Se a resposta for SIM, prontificamo-nos a mostrar-lhe como nós próprios parámos de beber. Entre em contacto connosco.
AA não promete resolver os problemas da sua vida.
Mas podemos mostrar-lhe como estamos a aprender a viver sem álcool “um dia de cada vez”.
Mantemo-nos afastados daquela “primeira bebida”.
Se não houver primeira, não haverá décima.
Quando nos livrámos dos “copos”, verificámos que era muito mais fácil manter o domínio sobre a nossa vida.
